História - A Capitania de Pernambuco

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Duarte Coelho foi o primeiro governante da capitania de Pernambuco. Ele veio de Portugal em 1535, acompanhado pela família e de muitos parentes e colonos. Ao tomar posse da capitania, nela instalou sua gente e fundou a primeira povoação pernambucana, a vila de Olinda, que instituiu como sede do governo.
O lugar foi escolhido por sua localização estratégica: suas colinas elevadas sobre o mar facilitavam a defesa contra possíveis ataques de índios ou de outros europeus interessados naquelas terras. A vila ficou afastada do porto de mar que existia a poucos quilômetros dali, entre a linha dos arrecifes e os mangues e areais da foz do rio Capibaribe. Mas a utilização do porto pelos navios portugueses logo faria nascer no local outro povoado, que deu origem à atual cidade do Recife.
Duarte Coelho e seus descendentes fizeram o negócio do açúcar se expandir rapidamente. Conseguiram afastar os índios caetés das vizinhanças de Olinda, Recife, Igarassu e outras vilas começaram a ser ocupadas por canaviais. Negros capturados na África começaram a ser trazidos em grande quantidade. No início do século XVII, cerca de oitenta navios partiam todos os anos do porto do Recife rumo a Portugal carregado de caixas de açúcar.
As terras férteis do massapé e o trabalho dos escravos indígenas e africanos fizeram a riqueza do açúcar. E essa riqueza fez de Pernambuco uma das mais importantes capitanias brasileiras. Importância econômica e política ao mesmo tempo. Pernambuco não era apenas um grande centro comercial, mas também um valioso ponto de apoio para a defesa do território devido à sua localização.
Da capitania de Pernambuco saíram às tropas enviadas à Paraíba, ao Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão para combater os franceses que negociavam o pau-brasil com grupos indígenas dessas regiões. No Maranhão, os franceses chegaram a fundar uma cidade, São Luís, a atual capital do estado. Foram expulsos daí em 1615 por forças portuguesas e brasileiras comandadas elo pernambucano Jerônimo de Albuquerque, sobrinho de Duarte Coelho.

0 comentários:

Mais Pernambuco Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Mais Pernambuco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets