Carregando...

segunda-feira, 16 de maio de 2011

História - O Boi Voador

André Cunha



Esse é um episódio marcante na história da Cidade Maurícia, atual Recife.
Foi um evento realizado em 28 de fevereiro de 1644, dia da inauguração da ponte Maurício de Nassau, que foi a primeira ponte de grande porte das Américas.
Nassau estava próximo de deixar o Recife, e para atrair uma grande quantidade de pessoas para ver sua obra, espalhou pela cidade que faria um boi voar sobre a ponte.
O conde montou um boi de couro cheio de palha, com roldanas, que iria deslizar em cordas finas controladas por marinheiros.
As pessoas tiveram que pagar 2 florins, para atravessar a ponte e ver o boi voar, é considerado o primeiro pedágio das Américas. Foi tanta gente passando que rendeu uma boa cifra aos cofres da Coroa Holandesa, cerca de 20.800 florins, recuperando os gastos com a construção da ponte.
Enquanto a multidão curiosa aguardava, o conde subiu ao alto de uma galeria, um boi de verdade. Depois que este foi visto pela população colocou o outro, cheio de palha, para voar pelas cordas e as pessoas ficaram admiradas.
Por causa desta peripécia, de outras tantas e de suas grandes obras, o conde se tornou um personagem lembrado até hoje pelos pernambucanos.
Posted By: Mais Pernambuco

História - O Boi Voador

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo

© Mais Pernambuco All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates