Carregando...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Projeto Peixe-boi (Ilha de Itamaracá - PE)

 
O Projeto Peixe-Boi foi criado em 1980 pelo Governo Federal, numa tentativa de fazer uma avaliação da situação em que se encontrava o peixe-boi marinho no Brasil. Em 1990, o Projeto recebeu o status de Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios, uma unidade descentralizada do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Desde então, conta com o apoio técnico-administrativo da Fundação Mamíferos Marinhos, uma organização não governamental sem fins lucrativos que capta recursos para investimentos no Projeto Peixe-boi.
Em 1998, o Centro foi promovido a Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos, sempre atuando em parceria com a Fundação Mamíferos Marinhos na execução do Projeto Peixe-Boi.
Para reverter o processo de extinção do peixe-boi marinho, o Projeto Peixe-Boi, com a unidade móvel “Iguarakue” fez um extenso levantamento na costa brasileira, através de entrevistas direcionadas às populações ribeirinhas, definindo as principais áreas de ocorrência desse mamífero aquático, recomendando a criação de Áreas de Proteção Ambiental e a implementação de Bases Executoras Regionais.
Para cumprir sua função, o Projeto Peixe-Boi resgata, reabilita e reintroduz peixes-bois no seu habitat natural. A reprodução e o nascimento de filhotes em cativeiro também são elementos importantes desta estratégia. Existem exemplos vitoriosos de animais que passaram por este processo, foram reintroduzidos e hoje são monitorados diariamente pela equipe técnica do Projeto através da rádio-telemetria.
Se você ficou curioso e gostaria de conhecer mais sobre o Projeto Peixe-Boi, basta agendar uma visita! A entrada é gratuita.

Endereço:
Estrada do Forte Orange, s/ número, Ilha de Itamaracá/PE
Caixa Postal nº 01 / CEP: 53.900-000
Telefone: (81) 3544.1056 / 3544.1835

Mais informações no site do Projeto Peixe-boi.
Posted By: Mais Pernambuco

Projeto Peixe-boi (Ilha de Itamaracá - PE)

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo

© Mais Pernambuco All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates