Carregando...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Recife nossa capital

Localização
Ficheiro:Pernambuco Municip Recife.PNG





O Recife surgiu na primeira metade do século XVI como porto da vila de Olinda. "Um porto tão quieto e tão seguro, que para as curvas das naus serve de muro" (Bento Teixeira, Prosopopéia, 1606). Antes era a "Barra do Arrecife" do Diário, de Pero Lopes de Sousa (1532). Depois veio a ser chamado de "ribeira do mar dos arrecifes dos navios" por Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da capitania de Pernambuco, em sua carta foral de 12 de março de 1537. "Uma minúscula povoação de mareantes e pescadores que viviam em torno da ermida de São Frei Pedro Gonçalves, por eles denominada de Corpo Santo. A povoação, conhecida como Povo dos Arrecifes, quase que por teimosia se fixara na ponta de uma estreita faixa de terra, cercada pelas águas do mar e dos rios que, por inúmeras vezes, tentaram dali expulsar os seus moradores." (Leonardo  Dantas Silva, "O Recife, várias visões", in O Recife-quatro séculos de sua paisagem.)
Com o passar dos anos, o "Povo dos Arrecifes" veio a se tornar o mais importante porto da América portuguesa, graças à produção do açúcar, do algodão e do pau-brasil da capitania de Pernambuco. Com a invasão holandesa, em 1630, a povoação foi transformada em sede do Brasil Holandês, recebendo inúmeros melhoramentos durante o governo do Conde João Maurício de Nassau.
De lá pra cá o Recife não parou de crescer: Vila de Santo Antônio do Recife, em 1709; cidade, em 1823; capital da província de Pernambuco, em 1827.
O Recife, a "cidade lendária" da canção de Capiba, é a "moradia da história". Isto porque foi palco dos principais acontecimentos que não somente marcaram a história pernambucana como também influenciaram a própria história do Brasil.
Hoje, o Recife é uma grande metrópole regional, um dos mais importantes pólos comerciais, financeiros, industriais e turísticos Brasil. Como todo centro urbano, tem grandes problemas. Mas nada pode empalidecer  
a paisagem dessa cidade das águas, cortadas pelos deltas dos rios Beberibe e Capibaribe, banhada por um mar de águas verdes e protegida por um muralha de arrecifes.





Posted By: Mais Pernambuco

Recife nossa capital

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

3 comentários:

Fred Monteiro da Cruz disse...

No dia do frevo, 9 de fevereiro, postei no meu blog uma matéria relativa à data, juntando áudio de uma música minha chamada "Coração Recifense", cantada pelo querido amigo Claudionor Germano e com arranjo e acompanhamento do Maestro Spok.. Confiram aqui: http://www.seteinstrumentos.com/2011/02/9-de-fevereiro-dia-do-frevo.html

Document Management System disse...

great view dear.....i like this pic...………♥
web based document managemet | document storage

Rama Wood Crafts Private Limited disse...

Hi I am visit your blogs and read content. Your blog and services are very nice. I am very impressed from your service. Office Furniture Delhi | Modular Furniture Manufacturer

Seguidores

Arquivo

© Mais Pernambuco All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates